imagem do carregador
20 de outubro: Dia Nacional da Filantropia
20 out, 2017

Escrito por Fundaes

Criação da data visa reconhecer o trabalho de instituições que beneficiam mais de 160 milhões de pessoas por ano no Brasil
 
São Paulo, outubro de 2017 – 20 de outubro é a data escolhida para celebrar em todo o Brasil o Dia Nacional da Filantropia. A iniciativa de instituição deste marco para o setor surgiu a partir de esforços do FONIF – Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas, que pleiteou junto ao poder público este reconhecimento às mais de nove mil entidades filantrópicas que atuam no país e cujo trabalho impacta a vida de milhões de brasileiros.
 
O pedido do FONIF para a criação da data foi acolhido recentemente pelos deputados federais Antonio Brito (PSD/BA) e Eduardo Barbosa (PSDB/MG), que conduziram, no último dia 21 de setembro, uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, para tratar sobre o tema. Além do presidente do FONIF, Custódio Pereira, a audiência também contou com a participação de Mauricio Pereira, da CMB – Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, e Paulo Fossati, da ANEC – Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, além de vários membros de instituições filantrópicas que tomaram o auditório em apoio à causa.
 
Na sessão histórica, que constituiu o primeiro passo para essa conquista, foi aprovado o andamento dos processos para a instituição oficial da data no calendário nacional, o que deve ser finalizado em 2018.  Na ocasião, o deputado Antonio Brito reafirmou seu apoio à causa e o acompanhamento do tema na Câmara. Além disso, convocou o setor filantrópico a iniciar as comemorações da data já no dia 20 de outubro deste ano. “Enquanto seguimos com os procedimentos para legitimação da data, vamos nos unir e mostrar a força da filantropia para o país e para o mundo”, defendeu o deputado.
 
Para o deputado Eduardo Barbosa, a instituição da data contribuirá para disseminar mais amplamente na sociedade a relevância das entidades filantrópicas. “Dia Nacional da Filantropia: fortalecer e transmitir às futuras gerações os princípios de compaixão e altruísmo como base das ações sociais em benefício do próximo”, declarou.
 
O presidente do FONIF reforça a fala dos parlamentares e lembra a importância de o setor se unir para conquistar cada vez mais o reconhecimento da sociedade. “Nossas entidades beneficiam todos os anos mais de 160 milhões de pessoas com atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, educação e assistência social. Precisamos ter o reconhecimento, dar visibilidade e valorizar este setor, que tanto faz pela população brasileira”, declara Pereira.
               
Mais informações sobre o Dia Nacional da Filantropia, inclusive a logomarca desenvolvida especialmente para a data, podem ser obtidas na página http://materiais.fonif.org.br/dia_nacional_da_filantropia.

SOBRE O FONIF
FONIF – Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas tem como objetivo institucional o fortalecimento e a defesa de interesses das entidades filantrópicas que atuam no Brasil nas áreas de saúde, educação e assistência social. Constituído legalmente em 2015, o FONIF foi fundado a partir da reunião de 40 mantenedoras das mais importantes e reconhecidas instituições do país, que se uniram para debater os rumos do setor e as alternativas para garantir os direitos e o pleno funcionamento dessas entidades. Uma das principais ações empreendidas pelo FONIF foi a realização da pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil”, desenvolvida em parceria com a DOM Strategy Partners entre 2015 e 1016, que aponta que, para cada R$1,00 (um real) oferecido pelo Estado como imunidade fiscal às filantrópicas, há um retorno de R$6,00 (seis reais) em benefícios entregues à sociedade. Dados mostram ainda que as atividades do setor beneficiaram, só em 2015, mais de 160 milhões de pessoas e geraram cerca de 1,3 milhão de empregos. Mais informações sobre o FONIF e a pesquisa podem ser obtidas no site da entidade: www.fonif.org.br


 
VEJA TAMBÉM
O Algazarra Coral está com vagas abertas!

O Algazarra Coral está com vagas abertas!

O coro infanto-juvenil mais animado do Espírito Santo está com vagas abertas para o segundo semestre. Podem participar crianças e adolescentes de 6 a 13 anos de idade que gostam de cantar e têm desejo de aperfeiçoar a sua voz. Todas as atividades do Algazarra são...

ler mais
Fundaes lança a 1ª Chamada de Projetos Sociais do FIC

Fundaes lança a 1ª Chamada de Projetos Sociais do FIC

Na última terça-feira (09/08), no auditório do Sicoob em Vitória - ES, estiveram presentes as filiadas da Federação das Fundações e Associações do Espírito Santo, a Federação do Terceiro Setor Capixaba, para o lançamento da Primeira Chamada de Projetos Sociais do FIC...

ler mais
ENTRE EM CONTATO CONOSCO