Desde 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra em 5 de dezembro o Dia Internacional do Voluntário. A data busca estimular atividades de voluntariado em todo mundo.
Os voluntários são aquelas pessoas que têm espírito cívico e interesse por ajudar a construir uma sociedade melhor, dedicando para isso parte do seu tempo em trabalhos sociais, sem receber qualquer tipo de remuneração por isso.
Em seu último levantamento, de 2018, o IBGE apontou que 7,2 milhões de brasileiros praticavam algum tipo de voluntariado. Com a pandemia, ações dessa natureza ganharam maior escala e urgência em todo mundo, com objetivo principal de mitigar os efeitos sociais e econômicos da crise sobre as populações mais vulneráveis.
O Terceiro Setor, cuja força está no voluntariado, existe porque os voluntários existem. Fica sempre a torcida para que mais gente se junte a esta corrente de cidadania, fraternidade e empatia com o genuíno interesse de tão somente fazer um mundo melhor.
Nesta data sugerimos a leitura do artigo “Voluntariado e o Terceiro Setor” relacionado a essa temática, publicado na Revista ES Brasil por Robson Melo – Presidente Executivo da Fundaes: https://esbrasil.com.br/voluntariado-e-o-terceiro-setor/