De acordo com o relatório Fazer As Pazes com a Natureza do PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – publicado no início deste ano, transformar os sistemas sociais e econômicos significa melhorar nossa relação com a natureza, compreender seu valor e colocá-la no centro das decisões. Isso move a Fundaes.
O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, é um dos dias internacionais mais importantes para o meio ambiente. Liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e realizado anualmente desde 1973, o evento tornou-se a maior plataforma global de alcance ambiental, com o envolvimento de milhões de pessoas de todo o mundo para proteger o planeta.
2022 é um marco histórico para a comunidade ambiental global. Este ano marca a passagem de 50 anos desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de 1972, reconhecida como o primeiro encontro internacional sobre o meio ambiente. A Conferência de Estocolmo de 1972 estimulou a formação de ministérios e agências ambientais em todo o mundo e deu início a uma série de novos acordos globais para proteger coletivamente o meio ambiente. Além disso, foi onde os objetivos de redução da pobreza e proteção ambiental se uniram, abrindo caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Na Conferência de Estocolmo foi institucionalizada a concepção do Dia Mundial do Meio Ambiente, cuja primeira comemoração ocorreu em 1973.
As pessoas podem ser motores de mudança com o apoio que dão às empresas e aos governos. As ações dessas entidades maiores podem ter um impacto transformador e têm a capacidade de estabelecer o consumo sustentável e as práticas de produção nas próximas décadas.
Fonte:https://www.worldenvironmentday.global/pt-br/sobre-o-dia-mundial-do-meio-ambiente