imagem do carregador
Conheça o Banco Bem, projeto que criou oportunidades em periferias do ES
12 ago, 2022

Escrito por Fundaes

Há pelo menos 16 anos, o Território do Bem vem resistindo e construindo novas narrativas e perspectivas pensadas para potencializar as comunidades. No entanto, nem sempre foi assim.

A região composta pelos bairros Bonfim, Itararé, Gurigica, Floresta, Engenharia, São Benedito, Bairro da Penha, Consolação e Jaburu sempre figurou nos noticiários apenas na parte policial, estigmatizado como região violenta e perigosa.

É uma iniciativa pioneira no país em ações de mobilização, como o banco comunitário Banco Bem, fundado em 2005, que virou inspiração para muitos outros locais.

Durante a pandemia do coronavírus, o projeto foi mais uma vez inovador ao apoiar famílias e incentivar o comércio local por meio da moeda social e-dinheiro, repassado diretamente às contas de famílias empobrecidas e as dos pequenos comerciantes.

Mais de 30 mil pessoas vivem por lá e menos de 20% dos trabalhadores têm carteira assinada. Em uma pesquisa feita nas comunidades do Território, em 2019, o acesso ao atendimento bancário foi o serviço mais pedido pelas famílias.

No total, o banco comunitário já emprestou mais de R$ 2 milhões aos moradores das comunidades, pois a maioria não conseguiu crédito em outros bancos.

Desde 2005, já foram feitos 374 empréstimos. Consumo imediato, com 700, e crédito produtivo, que já beneficiou mais de 530 comerciantes, 70% mulheres, colaborando com a criação de novos negócios ou com a melhoria dos empreendimentos.

Com a moeda social Bem e-dinheiro, o banco colabora com a circulação da riqueza local, ao estimular que as compras sejam realizadas no comércio do território. Antes no papel, agora a moeda funciona em aplicativo e no cartão.

Confira reportagem na íntegra no vídeo abaixo.

 

Fonte: https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/08/2022/video-salve-comunidade-entenda-como-a-sustentabilidade-e-inovacao-ajudam-moradores-da-periferia

VEJA TAMBÉM
Dia do Educador Social

Dia do Educador Social

No dia 19 de setembro é celebrado o Dia Nacional do(a) Educador(a) Social. O Educador (a) Social representa uma das grandes possibilidades de transformação real da sociedade, no que tange ao trabalho social e educativo conscientizador que é realizado com as pessoas...

ler mais
Dia Nacional do Voluntariado

Dia Nacional do Voluntariado

Hoje, 28 de agosto, celebramos o Dia Nacional do Voluntariado! O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído no Brasil pela Lei nº 7.352, em 28 de agosto de 1985, mas foi regulamentado somente na década de 1990 pela Lei nº 9.608. Pode-se definir como voluntário...

ler mais
ENTRE EM CONTATO CONOSCO