imagem do carregador
Conheça o Banco Bem, projeto que criou oportunidades em periferias do ES
12 ago, 2022

Escrito por Fundaes

Há pelo menos 16 anos, o Território do Bem vem resistindo e construindo novas narrativas e perspectivas pensadas para potencializar as comunidades. No entanto, nem sempre foi assim.

A região composta pelos bairros Bonfim, Itararé, Gurigica, Floresta, Engenharia, São Benedito, Bairro da Penha, Consolação e Jaburu sempre figurou nos noticiários apenas na parte policial, estigmatizado como região violenta e perigosa.

É uma iniciativa pioneira no país em ações de mobilização, como o banco comunitário Banco Bem, fundado em 2005, que virou inspiração para muitos outros locais.

Durante a pandemia do coronavírus, o projeto foi mais uma vez inovador ao apoiar famílias e incentivar o comércio local por meio da moeda social e-dinheiro, repassado diretamente às contas de famílias empobrecidas e as dos pequenos comerciantes.

Mais de 30 mil pessoas vivem por lá e menos de 20% dos trabalhadores têm carteira assinada. Em uma pesquisa feita nas comunidades do Território, em 2019, o acesso ao atendimento bancário foi o serviço mais pedido pelas famílias.

No total, o banco comunitário já emprestou mais de R$ 2 milhões aos moradores das comunidades, pois a maioria não conseguiu crédito em outros bancos.

Desde 2005, já foram feitos 374 empréstimos. Consumo imediato, com 700, e crédito produtivo, que já beneficiou mais de 530 comerciantes, 70% mulheres, colaborando com a criação de novos negócios ou com a melhoria dos empreendimentos.

Com a moeda social Bem e-dinheiro, o banco colabora com a circulação da riqueza local, ao estimular que as compras sejam realizadas no comércio do território. Antes no papel, agora a moeda funciona em aplicativo e no cartão.

Confira reportagem na íntegra no vídeo abaixo.

 

Fonte: https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/08/2022/video-salve-comunidade-entenda-como-a-sustentabilidade-e-inovacao-ajudam-moradores-da-periferia

VEJA TAMBÉM
Hora de balanço

Hora de balanço

Tempo de checagem e de correção de rumos. É o que nos sugere o final de ano, num verão recém-chegado em que mais vida está prometida e na esperança renovada na cristandade com o Natal. Nosso particular olhar para o Terceiro Setor capixaba indica que no decorrer deste...

ler mais
Hall da fama dos contabilistas

Hall da fama dos contabilistas

O presidente do Conselho da Federação das Fundações e Associações do Espírito Santo (Fundaes) e presidente da Fucape, Valcemiro Nossa, foi especialmente homenageado pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. A entidade atua na área...

ler mais
ENTRE EM CONTATO CONOSCO