imagem do carregador
Dia Mundial do Braile
04 jan, 2023

Escrito por Fundaes

Nesta quarta-feira (4), é celebrado o Dia Mundial do Braille. A data presta homenagem ao nascimento de Louis Braille, criador do sistema de leitura e escrita usado por milhões de pessoas cegas e com deficiência visual em todo o mundo.

O sistema Braille possibilitou acesso ao estudo e todos os recursos que a leitura possibilita, abre novas janelas e portas de conhecimento para as pessoas com deficiência visual.

Vale destacar que para realmente permitir a pessoa com deficiência visual se entenda como parte da sociedade, é necessário que ela tenha estrutura para estar em todos os lugares.

O último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, mostra que existem no Brasil mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 506 mil cegas e cerca de 6 milhões com baixa visão. Entre as pessoas cegas, 110 mil com 15 anos ou mais de idade não são alfabetizadas. Entre as pessoas com baixa visão, 1,5 milhão não sabem ler ou escrever. Isso significa dizer que cerca de uma em cada quatro pessoas (25%) com alguma deficiência visual era considerada não alfabetizada. Um índice maior do que o da população em geral, que em 2010 era de aproximadamente 8% para essa faixa etária.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/

VEJA TAMBÉM
Fundaes e ABRH-ES firmam parceria

Fundaes e ABRH-ES firmam parceria

Parceria entre Fundaes e ABRH-ES leva capacitação aos gestores e colaboradores das entidades e de seus públicos de interesse, para o desenvolvimento da responsabilidade social corporativa das associadas e filiadas. Ainda promove a aprendizagem e gestão do trabalho...

ler mais
ENTRE EM CONTATO CONOSCO