imagem do carregador
FUNDAES – Roda de Conversa
14 set, 2016

Escrito por Fundaes

A FUNDAES começa a experimentar uma nova fase para “articular, unir e congregar” as filiadas, já pensada quando do Plano de Trabalho para 2016, apresentado e aprovado no Conselho Deliberativo, e continuado na última Roda de Conversa em Julho de 2016.  E quais são as novidades?

Primeira, que já não é uma novidade, a Fundaes deixa de ter executivo contratado, substituído pelo trabalho voluntário dos Diretores Executivos. A segunda, a Fundaes deixa de ter a sua sede física, tendo agora o seu endereço fiscal hospedado num escritório virtual. Esta solução para redução de custos operacionais está reforçada pela plataforma de seu site, agora revitalizado e mais dinâmico. A terceira é que as filiadas estão conversando mais entre si, pela articulação da Diretoria quando vem promovendo mais oportunidades de cursos, encontros e palestras. E a melhor das novidades é o que veio em decorrência da Roda de Conversa. Deste encontro que seguiu outro, o Diálogo com as Filiadas, realizado em 2015, restaram destacados:

  • o intercâmbio de experiências já realizado naquele momento, bem como o desejo manifestado de ser continuado, tendo em vista temas de interesses comuns, tais como, gestão do voluntariado, oportunidades de estágios, gestão de sua imagem e marca, governança, mapeamento e monitoramento dos processos internos, orçamento de custeio e de captação de recursos e redução de custos; e ainda outros mais transversais, como diálogo com os setores público e empresarial, além da academia.
  • a atuação para a sustentabilidade das filiadas, nos campos que sedimentam tal conceito, quais sejam, economicamente, socialmente e ambientalmente, e destacando ainda, neste momento, a dimensão política, tendo em vista que as ações do conjunto das filiadas deve visar as políticas públicas em suas áreas de atuação.
  • a materialização de outra diretriz do Plano 2016, no sentido de que a Fundaes seja uma “plataforma de conhecimento”, vem se dando com um mais dinâmico site, onde informações, dentre tantas outras, sobre editais, atividades das filiadas, conteúdos dos cursos e palestras, estejam aí hospedados.
  • a Fundaes e as Filiadas são efetivamente campos de extensão universitária, tendo em vista as muitas tecnologias sociais que podem e devem ser mais pesquisadas através de parcerias com a Academia.
“Vem pra roda”! Assim nos expressamos quando a coisa é boa e gostaríamos que outros se juntassem e também desfrutassem desta coisa boa. Se a roda é grande ou pequena não importa, tanto quanto se a roda é acolhedora e reúne boa vontade e uma boa causa. Porque a Fundaes está segura de que para cumprir com a sua missão é preciso reunir boas práticas em torno de boas causas, renova seu convite: Vem pra roda!
VEJA TAMBÉM
Hora de balanço

Hora de balanço

Tempo de checagem e de correção de rumos. É o que nos sugere o final de ano, num verão recém-chegado em que mais vida está prometida e na esperança renovada na cristandade com o Natal. Nosso particular olhar para o Terceiro Setor capixaba indica que no decorrer deste...

ler mais
Hall da fama dos contabilistas

Hall da fama dos contabilistas

O presidente do Conselho da Federação das Fundações e Associações do Espírito Santo (Fundaes) e presidente da Fucape, Valcemiro Nossa, foi especialmente homenageado pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. A entidade atua na área...

ler mais
ENTRE EM CONTATO CONOSCO