Atendendo crianças e adolescentes com atividades de esporte, arte e cultura o projeto Saber Viver, em Barra do Riacho, se destaca pelo capital social, reunindo as lideranças comunitárias, empresas do polo, Suzano, Evonik, Norsul dentre outras, e colaboradores no projeto Saber Viver.

Em Aracruz, sede do município, a associação é gestora do CRJ – Centro de Referência da Juventude, em espaço privilegiado do antigo Teatro Municipal de Aracruz.
Destaque para a exposição de fotografias do jovem Rafael que retrata muito bem as condições de vida, saneamento e infraestrutura na região periférica da cidade. Também espaços para desenvolvimento de outras manifestações artísticas e profissionalização.


Em Ibiraçu onde está a sede administrativa e outros espaços, em construção ou já edificados, em que a Associação promove diversos projetos, para diversos públicos, de crianças a idosos, com parcerias de empresas e poder público.

Destaque para o Ateliê Social Art – ASA, com oficinas em estamparia de tecidos e artesanatos em geral.

A visita e o consequente diálogo com os gestores evidenciaram:
- A importância da profissionalização da estrutura de gestão e educadores, com técnicos qualificados;
- O potencial dos capitais humano e social em torno da Amigos da Justiça;
- O potencial de intercâmbio com as demais filiadas da Fundaes;
- Da relevância de levar mais informações, em ações coletivas, à sociedade em geral sobre o Terceiro Setor;
- A importância da cultura de doação para apoio aos projetos, em vista da crescente demanda social e de combate às desigualdades. O FIC- Fundo de Investimento Comunitário Capixaba é instrumento qualificado para tal, além das leis de incentivo fiscal.