Notícias

30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança

Trinta anos atrás, os líderes mundiais assumiram um compromisso histórico com as crianças de todo o mundo ao adotar a Convenção sobre os Direitos da Criança – um acordo internacional sobre a infância.

Tornou-se o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado da história da humanidade, foi ratificado por 196 países; somente os Estados Unidos não ratificaram a Convenção. A convenção ajudou a transformar a vida das crianças e dos adolescentes em todo o mundo. O Brasil ratificou a Convenção sobre os Direitos da Criança em 24 de setembro de 1990.

Nos últimos 30 anos, a vida de crianças e adolescentes foi transformada, mas milhões ainda são deixados para trás e a infância está mudando rapidamente. Nem toda criança consegue desfrutar de uma infância plena. Nem todo adolescente consegue viver plenamente sua adolescência. Ainda hoje, muitas infâncias e adolescências são interrompidas.

Cabe à nossa geração exigir que líderes de governos, empresas e comunidades cumpram seus compromissos e tomem medidas pelos direitos de meninas e meninos agora, de uma vez por todas. Eles devem se comprometer a garantir que todas as crianças e todos os adolescentes tenham assegurados todos os direitos.

Para celebrar os 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, o UNICEF fez um livro/relatório com um balanço do seu impacto no Brasil em relação a legislação, programas e políticas. Também analisa as principais conquistas e desafios do País para os próximos anos.

Meninos e meninas têm hoje novas oportunidades de garantir seus direitos. Sua participação nos assuntos que lhes dizem respeito é uma conquista importante da Convenção e está presente neste relatório, por meio dos desenhos e depoimentos de crianças e adolescentes, os grandes protagonistas dessa história.

Clique aqui e acesse o relatório completo.

Fonte: https://www.unicef.org/brazil/convencao-direitos-da-crianca-30-anos


Publicado 28/11/2019

Contato:

E-mail: fundaes@fundaes.org.br
Telefone: (27) 3024-8640 / 27 99704-5600
Endereço: Avenida Nossa Senhora da Penha, Nº 2796
Ed. Impacto Empresarial, Sala 804 - Santa Luíza - Vitória - ES
CEP: 29045-402

Redes Sociais: