imagem do carregador
Dia Nacional da Filantropia engaja a sociedade para o exercício da solidariedade.
09 out, 2018

Escrito por Fundaes

Comemorada em 20 de outubro, a data marca um movimento filantrópico que visa estimular ações voluntárias, além de gerar mais conhecimento e transparência em relação ao setor

O Dia Nacional da Filantropia, comemorado em 20 de outubro, nasce para evidenciar a atuação das mais de 11 mil organizações filantrópicas que atuam no Brasil.  A data decorre da mobilização do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF) e visa promover a valorização e gerar esclarecimentos sobre este setor vital para a sociedade brasileira, que atende mais de 160 milhões de pessoas por ano no País.

Nascido em 2017, o projeto que deu origem à data comemorativa visa estimular organizações, empresas e sociedade em geral para a geração de ações relacionadas ao setor filantrópico em três eixos principais: 1) Voluntariado, 2) Conhecimento, e 3) Transparência. Todas as atividades terão como ponto de convergência o portal do Dia Nacional da Filantropia (www.dnf.org.br), no qual os participantes poderão cadastrar as atividades realizadas em todo o País nesses três âmbitos, contribuindo para a consolidação de um grande mapa da filantropia e da solidariedade no Brasil.

“Nosso objetivo é que esse portal se torne, em alguns anos, na principal referência sobre filantropia no País. Ele será construído a partir da contribuição de todos que que praticam a filantropia Brasil afora e esse conceito, de colaboração coletiva, dialoga perfeitamente com o cerne da nossa missão, que é cuidar do outro”, comenta Custódio Pereira, presidente do FONIF.

Além da construção do portal, o FONIF vem articulando ações de divulgação referentes ao Dia Nacional da Filantropia, principalmente no ambiente digital, a fim de estimular o setor para o cadastro de suas ações e engajar a sociedade na adesão a essa causa tão importante. “Sabemos da força das estratégias digitais e queremos trabalhar isso a nosso favor. Com essa plataforma online, todos poderão dar visibilidade de forma rápida e ágil às suas ações filantrópicas e isso contribuirá para dar dimensão a essas iniciativas tão importantes, estimulando assim mais ações de interesse público”, explica.

O presidente reforça, inclusive, que dar voz à causa filantrópica e torná-la mais valorizada é a grande expectativa do projeto. “Na nossa luta diária pelos direitos das entidades filantrópicas brasileiras, constatamos como ainda é grande a falta de entendimento em relação ao nosso setor. Na saúde, nossas instituições são responsáveis por 53% dos atendimentos SUS; nas escolas e universidades filantrópicas estudam mais de 600 mil são bolsistas; na assistência social são mais de 4 milhões de vagas de atendimento oferecidas em nossas entidades. Os números por si só demonstram a nossa importância e, no entanto, vemos que há uma grande desvalorização da filantropia no Brasil. Esperamos, com mais esse passo, combater esse desconhecimento e contribuir para fortalecer o setor, favorecendo a sociedade por consequência”.

VEJA TAMBÉM
Hora de balanço

Hora de balanço

Tempo de checagem e de correção de rumos. É o que nos sugere o final de ano, num verão recém-chegado em que mais vida está prometida e na esperança renovada na cristandade com o Natal. Nosso particular olhar para o Terceiro Setor capixaba indica que no decorrer deste...

ler mais
Hall da fama dos contabilistas

Hall da fama dos contabilistas

O presidente do Conselho da Federação das Fundações e Associações do Espírito Santo (Fundaes) e presidente da Fucape, Valcemiro Nossa, foi especialmente homenageado pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. A entidade atua na área...

ler mais
ENTRE EM CONTATO CONOSCO