Notícias

O Espírito Santo contará com um Cadastro Unificado de Dados das Pessoas com Deficiência (Cadef).

O Espírito Santo contará com um Cadastro Unificado de Dados das Pessoas com Deficiência (Cadef). O projeto está sendo lançado durante o Reconecta, evento que acontece de 30 de novembro a 3 de dezembro, no Boulevard Shopping, em Vila Velha.

Uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), o cadastro único reunirá informações mais completas relativas às pessoas com deficiência, como escolaridade, interesse ligado à área profissional, tipo de deficiência e outras, facilitando a inclusão no mercado de trabalho e políticas voltadas para sua total cidadania.
 

O que é o CADEF?
É o Cadastro Unificado de Dados das Pessoas com Deficiência do Estado do Espírito Santo.

Como surgiu o CADEF?
Da necessidade de uma base de dados unificada, atualizada e compartilhada com diferentes instituições e órgãos com atuação na defesa dos interesses das pessoas com deficiência, sobretudo no que concerne à inclusão desse público no mercado de trabalho.

Qual o objetivo do CADEF?
Reunir, em base de dados única, informações das pessoas com deficiência com o objetivo de facilitar o planejamento e a implementação de políticas públicas, notadamente, nas áreas do trabalho, da educação, da saúde, do lazer, do esporte e da cultura.

Como o CADEF irá funcionar?
A princípio, serão coletadas informações, tais como nome, endereço, contato, escolaridade, deficiência. Em seguida, haverá a consolidação das informações no CADEF, que permitirá, ao final, a contínua inclusão e atualização dos dados.

Quais os benefícios do CADEF?
Identificar o perfil socioeconômico, as habilidades dos cadastrados, os interesses voltados à inclusão no mercado de trabalho e à qualificação profissional; permitir o cadastro ou a atualização dos dados das pessoas com deficiência; servir de parâmetro para a elaboração e implementação de políticas públicas direcionadas ao segmento; facilitar a contratação, pelas empresas, a partir das informações disponibilizadas; e permitir o intercâmbio de dados entre órgãos e instituições diversos, respeitados o sigilo e os níveis de acesso.

Como ser parceiro do CADEF?
Órgãos públicos, instituições, entidades com atuação em prol dos direitos das pessoas com deficiência, além de entes da iniciativa privada, que estejam interessados, podem manter contato pelo endereço eletrônico prt17.projetos@mpt.mp.br.

Mais Informações:

http://www.blogdocadef.com.br/?fbclid=IwAR3Es4CotIuI5ojPlrt6nqPPp4y1pQdoshUXPtf4EePdcorteFAbUhF2UHk

 

 


Publicado 03/12/2018

Contato:

E-mail: fundaes@fundaes.org.br
Telefone: (27) 3024-8640
Endereço: Avenida Nossa Senhora da Penha, Nº 2796
Ed. Impacto Empresarial, Sala 804 - Santa Luíza - Vitória - ES
CEP: 29045-402

Redes Sociais: