Notícias

Fundação Beneficente Praia do Canto recebe o Selo Doar

Temos a satisfação de informar que a nossa filiada Fundação Beneficente Praia do Canto foi aprovada no processo de Certificação do Selo Doar com conceito A+, com 42 dos 44 pontos possíveis. 

 

O Selo Doar é um Certificado para atestar a adequação das Organizações ao Padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor.

 

A Fundaes se orgulha e parabeniza a Fundação Beneficente Praia do Canto por mais esta conquista. Vale salientar que a Fundaes em parceria com a Fucape, fez um trabalho de consultoria em Gestão do Terceiro Setor para a Fundação.

 

O link para a página verificadora do Selo é http://www.institutodoar.org/certificado-fundacao-beneficente-praia-do-canto/.

 

Sobre o Selo Doar
 

O Selo Doar tem como objetivos incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras, na forma de um atestado independente de sua adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência (PGT) ou o que passamos a denominar, a pedido das próprias organizações, de Selo Doar.

O PGT ou Selo Doar, foi elaborado a partir de uma extensa pesquisa dos conceitos e critérios adotados por diferentes organismos nacionais e internacionais, da literatura especializada em avaliação de organizações sem fins lucrativos e das práticas de empresas receptoras e concessoras de recursos para fins sociais e ambientais.

O Selo Doar pode ser resumido em cinco grandes campos:

Causa e estratégia de atuação: Este campo aborda a clareza das informações sobre a causa adotada pela organização, dos propósitos e das estratégias traçadas.

Representação e responsabilidade: Esta área trata dos processos que asseguram a legitimidade e o cumprimento das responsabilidades dos representantes da organização, dentro e fora dela.
 
Organização e gestão institucional: São contempladas neste campo questões relacionadas às condições institucionais necessárias para a execução adequada das ações realizadas pela organização, incluindo o planejamento e o monitoramento contínuo de suas atividades.
 
Estratégia de financiamento: Nesta área são abordados os fundamentos e as práticas que são adotadas com o objetivo de assegurar os recursos financeiros necessários para o cumprimento dos objetivos da organização, garantindo sua sustentabilidade.
 
Trasparência, prestação de contas e comunicação: A transparência é um dos pilares do selo, e por isso permeia todos os demais campos. Esta área específica trata da necessidade de divulgação das principais informações da organização, e da existência de canais de comunicação.

Publicado 05/07/2019

Contato:

E-mail: fundaes@fundaes.org.br
Telefone: (27) 3024-8640 / 27 99704-5600
Endereço: Avenida Nossa Senhora da Penha, Nº 2796
Ed. Impacto Empresarial, Sala 804 - Santa Luíza - Vitória - ES
CEP: 29045-402

Redes Sociais: