imagem do carregador
Espírito Santo ganha Fundo de Investimento inédito para apoiar projetos sociais
01 abr, 2022

Escrito por Fundaes

Um fundo inédito foi criado no Espírito Santo, exclusivamente para apoiar projetos sociais. A iniciativa é da Fundaes (Federação do Terceiro Setor Capixaba). 

O Fundo de Investimento Comunitário Capixaba (FIC), funcionará em formato de matching. Assim, a cada mil reais mobilizados, outros mil reais serão aportados por duas instituições parceiras do projeto: o Instituto de Desenvolvimento e Investimento Social (IDIS) e a Mott Foundation. Poderão participar com as doações – espontâneas e independentes de incentivos fiscais pessoas físicas ou empresas e instituições.

De acordo com o presidente da Fundaes, Robson Melo, a expectativa é de que até o próximo mês de maio, sejam acumulados cerca de R$ 142 mil. “Estes recursos serão destinados a projetos sociais nas comunidades e entidades do Terceiro Setor Capixaba, visando apoiar iniciativas voltadas ao desenvolvimento comunitário. E isso vale tanto para novos negócios sociais quanto na assistência e promoção de atendimentos para minimizar a vulnerabilidade, agora mais acentuada na pandemia da Covid-19”, explicou. Segundo ele, também serão beneficiados projetos nas áreas de defesa de direitos básicos, humanos e civis, assim como de arte, de assistência social, formação profissional de jovens, de custeio de espaços assistenciais a crianças, idosos ou famílias inteiras.

As regras para seleção dos projetos serão definidas por um Comitê Gestor e chamadas periódicas serão divulgadas na busca por projetos candidatos. “O Comitê é formado por pessoas físicas com vivência na gestão de carteira de aplicações financeiras, na formulação de iniciativas de empreendedorismo e negócios sociais, em editais de chamamento e seleção de projetos sociais, em acompanhamento da aplicação dos recursos em projetos incentivados, na contabilidade e prestação de contas afins”, explicou o presidente.

Melo acrescenta que o FIC vem em encontro a alguns dos principais objetivos de atuação da Fundaes que são induzir, influenciar e ajudar na gestão do investimento social privado, que vem crescendo no Brasil.

“Por vezes somos questionados sobre em qual projeto social apostar e aportar, quem são os seus gestores, onde estão as necessidades, enfim, ter orientação sobre para ‘aplicar’ uma doação. Além disso, a sociedade vem se dando conta de que o Estado não pode responder, no tempo e sem maiores exigências legais e burocráticas, às demandas decorrentes da vulnerabilidade socioeconômica, bem como à promoção e sociotransformação que se exige para a redução das desigualdades e para a geração de oportunidades. Daí a importância de um Fundo como esse, que prevê a gestão, o monitoramento e a prestação de contas sobre as doações feitas”, afirmou.

Para receber as doações, foi criada uma conta específica no Banco Sicoob-ES (número 756, agência 3010 e conta corrente 151.186-6). “Esperamos mobilizar grupos de amigos, da igreja, do condomínio, de empregados de uma mesma empresa, além de pessoas que individualmente queiram fazer a sua doação. Quem tem fome, tem pressa, como alertava o então Natal sem Fome, na década de 1990, e com a pandemia essa situação se agravou tanto para pessoas físicas quanto para instituições do Terceiro Setor. O investimento social em projetos precisa de uma infraestrutura organizacional, um relacionamento institucional a ser mantido para a continuidade e o fortalecimento da atividade e do setor”, concluiu.

Faça sua doação por pix para a Conta Corrente do FIC e contribua para esse impacto!

Banco 756 (Sicoob) – Agência 3010 – Conta Corrente 151.186-6

VEJA TAMBÉM
Hora de balanço

Hora de balanço

Tempo de checagem e de correção de rumos. É o que nos sugere o final de ano, num verão recém-chegado em que mais vida está prometida e na esperança renovada na cristandade com o Natal. Nosso particular olhar para o Terceiro Setor capixaba indica que no decorrer deste...

ler mais
Hall da fama dos contabilistas

Hall da fama dos contabilistas

O presidente do Conselho da Federação das Fundações e Associações do Espírito Santo (Fundaes) e presidente da Fucape, Valcemiro Nossa, foi especialmente homenageado pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. A entidade atua na área...

ler mais
ENTRE EM CONTATO CONOSCO