imagem do carregador
Dia do Educador Social
19 set, 2022

Escrito por Fundaes

No dia 19 de setembro é celebrado o Dia Nacional do(a) Educador(a) Social. O Educador (a) Social representa uma das grandes possibilidades de transformação real da sociedade, no que tange ao trabalho social e educativo conscientizador que é realizado com as pessoas que se encontram em situação de desvantagens e de vulnerabilidade social.

Esta data foi escolhida como homenagem aos educadores e educadoras sociais do Brasil em razão da data de nascimento de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, a Fundaes destaca a relevância deste profissional e sua contribuição no contexto dos serviços socioassistenciais.

O educador social é fundamental para buscar a garantia de direitos, atenção, proteção e integrar socialmente indivíduos em situação de vulnerabilidade, exclusão social, situação de risco e/ou condições de deficiência. Para isto, utiliza de instrumentos pedagógicos.

Entre suas funções estão: planejar e ministrar aulas, oficinas, atividades pedagógicas, recreativas e culturais. Além disso, é necessário acompanhar o desenvolvimento dos educandos, promover integração social, estimular a criatividade e a boa convivência com outras pessoas – familiares, amigos, colegas, professores, entre outros.

VEJA TAMBÉM
Hora de balanço

Hora de balanço

Tempo de checagem e de correção de rumos. É o que nos sugere o final de ano, num verão recém-chegado em que mais vida está prometida e na esperança renovada na cristandade com o Natal. Nosso particular olhar para o Terceiro Setor capixaba indica que no decorrer deste...

ler mais
Hall da fama dos contabilistas

Hall da fama dos contabilistas

O presidente do Conselho da Federação das Fundações e Associações do Espírito Santo (Fundaes) e presidente da Fucape, Valcemiro Nossa, foi especialmente homenageado pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. A entidade atua na área...

ler mais
ENTRE EM CONTATO CONOSCO